sexta-feira, 4 de fevereiro de 2011

QUEM É VOCÊ?


Quanto tempo a viajar.
Você tem ideia? Quinze bilhões de anos-luz.
São quinze bilhões de anos viajando na velocidade da luz.
Qual a velocidade da luz? Trezentos mil km por segundo. A luz vai da Terra à Lua em um segundo. Um estalar de dedos.
Esta é a idade do universo. Mas você sabe o que são quinze bilhões? Não faz ideia? Difícil conceber. É o quinze seguido de nove zeros.
Você mal sabe contar até quinze mil. Dá pra contar nos dedos as pessoas que conseguem imaginar um conjunto com quinze bilhões de coisas. Tenta aí! Vamos ver se consegue.
E as coisas do universo? Dá pra imaginar?
No universo existem duzentos e cinquenta bilhões de galáxias. Muitas delas maiores que a Via Láctea.Qual o tamanho da Via Láctea? Onde ela está?
Está num canto do universo, a noroeste, próxima a fronteira final, marginal. É composta por um pequeno número de estrelas. Apenas duzentos bilhões. De estrelas.
Deixando de lado buracos negros, quasares, cometas, asteróides, planetas e luas, poeira cósmica e massa escura, que não convém explicar vamos multiplicar este número de objetos (galáxias x estrelas).
Dá um total de 50 000 000 000 000 000 000 000. Cinquenta sextilhões de estrelas no universo. Que está em expansão, hein! Cinco vezes dez elevado a vinte e dois (5 x 10²²) estrelas no universo.
Existem mais estrelas no universo que grãos de areia nos desertos do Saara e Gobi juntos.
Você habita num planetóide minúsculo, nos confins do universo. Num país que é menor que um duzentos avos da superfície do planeta. Num estado que é um trinta avos do país. Numa cidade que é um seiscentos avos do estado. Numa casa que é uma minúscula fração da cidade.
Ah! E você é um em mais de seis bilhões de habitantes do planeta.
Este é você.   
Preguiçoso, invejoso, ardil, fofoqueiro, mentiroso, corrupto, dissimulado, trambiqueiro, infiel, irresponsável, desrespeitoso, arrogante, prepotente, fraco, nervosinho, soberbo... Humano.
E acha que o seu “Deus” está a protegê-lo, cuidando de você, esperando sua conduta vil para levá-lo a sentar-se ao seu lado?
Com tanta coisa a ser feita para que o universo não pare de expandir?
Se liga, barata universal. Você é menos que nada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário