sábado, 12 de fevereiro de 2011

AI, QUE BURRO! DÁ ZERO PRA ELE!


A DOR DA CEDILHA
O limitado alfabeto latino fez com que se buscassem sinais góticos para que se expandissem as incontáveis variações palatizadas na fonética dos mais diversos dialetos e idiomas originados do latim.
Dentre alguns desses sinais góticos aparece a cedilha que significa pequeno “Z” em castellano ou castelhano, como quiserem.
E pra que serve a cedilha? Na língua portuguesa usa-se a cedilha para regular a pronúncia ambígua da letra “C” latina e, foi adotada em consenso e perspicácia para preservar os laços da língua com o seu passado e manter  o seu formato gráfico de maneira coerente com a origem.
De forma mais clara, devo dizer que usa-se a cedilha quando o “C” é precedido das vocais tônicas “A”, “O” e “U”, dando assim à sílaba o som da letra “S”. Em contra partida, a não utilização da cedilha quando estas vogais forem precedidas da letra “C”, deverá produzir o som a ser pronunciado como que o da letra “K”, que até poucos dias não constava de nosso alfabeto.
Se não levarmos em conta a presença da cedilha estaremos incorrendo no erro de assassinarmos a etimologia da palavra, portanto, é apenas, tão somente e simplesmente por isso que se usa a cedilha e somente nessas condições.
E por que todo esse discurso?
Porque num país como o nosso, marginalizado (entendam “às margens” e não “feito bandido") pela falta de cultura, onde estudantes vão à escola para ver as “minas” e os “caras”; vão à escola pra brigar, agredir professores e colegas; vão para traficar drogas e ficar “bundando” , torna-se ridícula a nova invenção que circula pela rede, principalmente.  É entre todas a mais grotesca das imbecilidades que vejo escrito por aí, principalmente no “internetês” e no “orkutês”.
Gente! Você com cedilha (voçe) e sem o acento circunflexo, que é usado para caracterizar a palavra oxítona terminada em “E”, faz chacoalhar no túmulo o mais tolerante de todos os poetas e escritores de nossa língua que já partiram desta pra melhor.
Portanto, vos digo, molecada do kraleeo (outro vício imbecíl do ‘”orkutês”): Saiam um pouco da frente do PC e vão ler um bom livro ou acessem sites e blogs interessantes, de informação da mais variada e vejam se aprendem a porra do nosso idioma.

Nenhum comentário:

Postar um comentário